sexta-feira, 11 de março de 2011

Resumo do Trabalho apresentado no Encontro do PIBID - Mar/2011

No PIBID/UFRGS a Geografia está incluída na área das Ciências Sócio-geo-históricas, sendo os três cursos (Ciências Sociais, História e Geografia) responsáveis por planejarem, além de atividades individuais, as interdisciplinares nas escolas em que atuam. Para a iniciação docente esta foi uma rica experiência, visto a formação compartimentada própria do ambiente acadêmico em que nos relacionamos com a ciência de estudo.

Como futuros professores, nós procuramos no planejamento das atividades partir do pressuposto que o ensino de Geografia deveria priorizar a compreensão do cotidiano em que estamos inseridos. Assim, com auxilio de pesquisa, planejamos atividades como maquetes, mapas mentais do caminho casa-escola e episódios como a Série Cidade dos Homens, visando uma maior percepção do local vivido. Também, a procura pelo trabalho interdisciplinar com outras áreas dentro do programa trouxe a visão mais abrangente do planejamento pedagógico.

Experiências como estas preparam o futuro docente para os desafios que serão encontrados no seu ambiente de trabalho, o que fortalece a necessidade da reflexão para a elaboração de alternativas diante das dificuldades encontradas no cotidiano do fazer pedagógico.

Assim, são fundamentais nas experiências iniciais como professor de Geografia oportunidades que extrapolem o estágio obrigatório para que haja melhor preparação para a prática profissional. O Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência tem esse como um dos seus objetivos e na Geografia acrescenta à formação docente outro olhar geográfico uma vez que incita os futuros professores a planejarem uma interação com o aluno, como considerar formas de (re) construir seu conhecimento prévio.
 Artur C. Klassmann
Débora S. Ferreira
Larissa P. Soares
Prof. Dr. Antonio C. Castrogiovanni

Nenhum comentário:

Postar um comentário