No PIBID/UFRGS a Geografia está incluída na área das Ciências Sócio-geo-históricas, sendo os três cursos (Ciências Sociais, História e Geografia) responsáveis por planejarem, além de atividades individuais, as interdisciplinares nas escolas em que atuam. Para a iniciação docente esta foi uma rica experiência, visto a formação compartimentada própria do ambiente acadêmico em que nos relacionamos com a ciência de estudo.
Como futuros professores, nós procuramos no planejamento das atividades partir do pressuposto que o ensino de Geografia deveria priorizar a compreensão do cotidiano em que estamos inseridos. Assim, com auxilio de pesquisa, planejamos atividades como maquetes, mapas mentais do caminho casa-escola e episódios como a Série Cidade dos Homens, visando uma maior percepção do local vivido. Também, a procura pelo trabalho interdisciplinar com outras áreas dentro do programa trouxe a visão mais abrangente do planejamento pedagógico.
Experiências como estas preparam o futuro docente para os desafios que serão encontrados no seu ambiente de trabalho, o que fortalece a necessidade da reflexão para a elaboração de alternativas diante das dificuldades encontradas no cotidiano do fazer pedagógico.
Assim, são fundamentais nas experiências iniciais como professor de Geografia oportunidades que extrapolem o estágio obrigatório para que haja melhor preparação para a prática profissional. O Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência tem esse como um dos seus objetivos e na Geografia acrescenta à formação docente outro olhar geográfico uma vez que incita os futuros professores a planejarem uma interação com o aluno, como considerar formas de (re) construir seu conhecimento prévio.
Artur C. Klassmann
Débora S. Ferreira
Larissa P. Soares
Prof. Dr. Antonio C. Castrogiovanni
Larissa P. Soares
Prof. Dr. Antonio C. Castrogiovanni
Nenhum comentário:
Postar um comentário