quarta-feira, 11 de maio de 2016

Atividade filme: Quanto vale ou é por quilo?



Em abril, assistimos ao filme brasileiro (lançado em 2005), do gênero drama “Quanto vale ou é a quilo” dirigido por Sérgio Bianchi. As histórias contidas no filme são trechos de documentários e pequenos contos, baseados em crônicas de Nireu Cavalcanti, todas foram documentadas e extraídas do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro – sendo possível confirmar datas e dados apresentados no site do Ministério da Justiça (http://www.arquivonacional.gov.br/).


O filme traça um paralelo entre a vida no período da escravidão e a sociedade brasileira contemporânea, focalizando as semelhanças existentes no contexto social e econômico das duas épocas. A ação se desenrola nesses dois períodos históricos ao mesmo tempo – a obra traz muitos atores afro-brasileiros – e apresenta muitas cenas fortes, como aborto de uma escrava fugida ao ser presa, violência velada, racismo, desvalorização dos negros no mercado de trabalho. A proposta é questionar o que mudou (e se algo mudou) no contexto social da época da escravidão aos dias atuais.

Após assistir o filme em grupo, foi realizado um debate e proposto aos bolsistas elaborar uma atividade tendo como base a obra assistida. Chegando a conclusão que o filme seria demasiadamente denso para as séries inicias, contudo, próprio para uma discussão com o ensino médio. Além disso, houve a sugestão de que trechos do filme (que não contivessem cenas tão intensas) poderiam ser utilizados para séries do sexto ao nono ano.
SEGUE A BAIXO O LINK PARA VER AS PROPOSTAS DE AULA/OFICINA.
Projeto

3 comentários: