quinta-feira, 28 de junho de 2012

Trocando Experiências! - Projeção de Fuller


Pibidianos com a mão na massa!
A tradicional reunião de quinta-feira contou hoje com a visita do Profº Wagner Innocencio, licenciado em Geografia pela UFRGS!

O Profº Wagner proporcionou à equipe de bolsistas um rico momento de aprendizado a partir da troca de experiências, trazendo uma oficina sobre Projeção de Fuller.

Uma breve apresentação, abordando projeções e o que podemos trabalhar com nossos alunos através destas representações. A oficina pode ser aplicada em diversas séries, pois é possível se trabalhar diferentes conteúdos com objetivos distintos, através desta dinâmica.

Atentou-se para a possibilidade de se trabalhar de forma interdisciplinar, com professores de Artes e Matemática, por exemplo. As Artes se manifestam na atividade através das cores do desenho, recortes, etc. A Matemática está na forma geométrica da representação: um icosaedro, forma constituída por 20 triângulos equiláteros que podem sair do plano para o tridimensional.

A apresentação do Profº Wagner Innocencio estimulou a criatividade dos "pibidianos", com esta cartografia pouco difundida e as possibilidades de trabalhá-la através desta atividade e outras similares.

Mais uma iniciativa do PIBID Geografia UFRGS buscando o aprendizado através da troca de experiências e espaços de diálogo. Nosso agradecimento ao amigo, fotógrafo, professor Wagner Innocencio!

2 comentários:

  1. momento bacana de aprendizagem e troca de conhecimento

    ResponderExcluir
  2. Colegas da Geografia,

    foi uma grande alegria poder compartilhar com vocês uma idéia de Buckminster Fuller sobre um tema que nos é tão caro. Construir uma representação do globo partindo do plano para o tridimensional usando nossas próprias mãos é algo que os alunos experimentam e não mais esquecem, que bom que vocês gostaram, espalhem essa idéia e teremos mais motivos para encantarmos nossos alunos, obrigado e um grande abraço a todos os colegas PIBIDIANOS.

    ResponderExcluir