Visamos desomogeneizar, focar na heterogeneidade das regiões, complementando e dando continuidade à atividade aplicada anteriormente às sétimas e oitavas séries, sobre Regionalização da América (ver atividade).
Começamos a atividade com um exercício em que os alunos deveriam escrever as primeiras 3 palavras que lhes viessem na cabeça, acerca de um determinado lugar/região. Depois identificamos, escrevendo no quadro, as semelhanças nas suas respostas.
Exemplo: Rio de Janeiro - palavras mais lembradas: Praia, favela, carnaval, funk. Exemplo 2: Região Nordeste - palavras mais lembradas: Sol, seca, Bahia. Mostramos as semelhanças entre as respostas e refletimos sobre como formamos os pensamentos sobre algum lugar (mídia, escola, etc.).
Partindo para o final da atividade, distribuímos 16 personagens (foto) para cada grupo formado. Deveriam agrupar, de acordo com uma característica física, para notarem que um grupo, sob análise de somente 1 critério, seria muito heterogêneo. Assim, quanto mais subgrupos fossem formados, menor e mais homogêneos ficariam. Paralelamente a este exercício, relacionamos as diferenças físicas dos personagens com diferenças culturais, por exemplo, entre os países latino-americanos, ou estados do nordeste, construindo noções de heterogeneidade das regiões, desconstruindo Geografismos, estereótipos regionais, os quais, segundo Yves Lacoste, impedem de se estender os múltiplos conjuntos espaciais nos quais estamos inseridos com nossas respectivas "regiões".
Nenhum comentário:
Postar um comentário