Visamos construir as noções que envolvem o conceito de região e assim discutirmos esta regionalização cultural da América em Anglo-saxônica e Latina. Problematizar a regionalização devido às homogeneizações que causa.
Começamos avaliando o quanto os alunos sabiam sobre o conceito de Regionalização. O que é uma região? O que é regionalizar? Que regiões vocês conhecem? Palavras-chave no quadro, valorizando suas opiniões, seus conhecimentos prévios, estimulando a participação na atividade.
Criamos uma fronteira, dividindo a sala em duas "partes" com um barbante. Que critérios usamos para dividir a sala desta forma? Depois dividimos os alunos com critérios objetivos: gremistas em uma região, colorados em outra. Depois por idade. Em seguida, alguns critérios subjetivos. Aqueles que estão com tênis mais claros, em uma região; tênis mais escuros em outra. Neste momento, uma aluna afirma estar com o tênis sujo, então deveria ficar na mesma região que a melhor amiga, que calçava tênis preto. Puro interesse! Expressou a tendenciosidade que acompanha todo o processo de regionalização. Costumamos ver isto, por exemplo, quando uma cidade luta para ficar na Região Metropolitana de Porto Alegre para receber alguns benefícios.
Terceiro momento da atividade: formamos regiões de acordo com o sexo e proximidade. Os integrantes das regiões deveriam, então, dar um nome a esta região. Um nome que expressasse critérios comum nos integrantes. Sempre se cercando com o barbante, representando a fronteira desta região.
Na segunda metade da atividade, chegamos à regionalização da América. Agora cada aluno seria um país. Receberam crachás com o nome do país, um mapa com a sua localização (para que pudessem ver
seus países limítrofes) e dados sócio-econômicos atuais (para que interpretassem como resultado do tipo de colonização que o país sofreu).
Cada um apresenta
seu país, ressaltando o seu idioma e país(es) colonizador(es) e qual tipo de
colonização sofreu: exploração ou povoamento. Exemplo: "Meu país é o Brasil, falamos português, fomos colonizados por Portugal, numa colônia de exploração". Em seguida pedimos que formassem
regiões de acordo com a colonização que sofreram. Depois, fizemos o mesmo com cada critério
sócio-econômico que fornecemos dos seus países. Delimitamos a
abrangência dos critérios, para não houvesse grandes disparidades dentro de uma
mesma região, analisando determinado critério: PIB, por exemplo.
Estados Unidos e
Canadá (representados por dois alunos) normalmente eram separados dos outros países devido às suas características resultantes das suas colonizações. Refletimos
sobre isto. Compreenderam, e não decoraram, por que EUA e Canadá formavam a
América Anglo-saxônica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário