Realizada em turmas do Ensino Médio da escola Irmão Pedro, em Porto Alegre, a atividade teve como objetivo fazer com que os educandos vivenciassem determinados processos do Ciclo Hidrológico, conteúdo que vinham trabalhando com seu professor titular, supervisor do PIBID na escola. Os processos trabalhados na oficina foram infiltração da água no solo, evapotranspiração, formação de um lençol freático e formação das nuvens, através de experiências simples de serem construídas e eficazes para que houvesse uma melhor compreensão do conteúdo.
Fotos de algumas experiências e de um dos desenhos produzidos por um aluno enquanto seu grupo narrava a formação de uma nuvem:
A atividade contou com a participação intensa dos alunos, que foram estimulados a contribuir com conhecimentos empíricos, baseados nas suas vivências, ou previamente estudados na escola em outras áreas do conhecimento acerca dos processos. A Biologia, Química, Física, entre outras áreas, estiveram presentes nas explicações dos fenômenos observados nas experiências.
"Mostra a cara da aluna feliz!"
ResponderExcluirNossa, que atividade bacana!Não sei quem deve ficar mais feliz: os estudantes ao verem a nuvem, ou os bolsistas ao verem a satisfação no rosto dos estudantes. Fantástico. Parabéns a todos.
Abraços,
Higor
Hahah, a "aluna feliz" era a colega bolsista Winnie, que abriu um sorrisão ao ver a nuvem pela primeira vez.
ResponderExcluirA reação dos alunos foi fantástica! Aplaudiam depois de fazer "Bohhhhh" (interjeição de espanto gaúcha, um pouco diferente do "Bah").
Valeu Higor, abração aos GeoPibidianos de Viçosa!