segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tornando algo mais atraente!

O vídeo abaixo apresenta uma experiência organizada pela Agência de Publicidade DDB e pela empresa alemã Volkswagen em Estocolmo, Suécia. Como em qualquer outra cidade do mundo que tenha escadas rolantes, neste metrô sueco as pessoas utilizam MUITO mais estas mais modernas do que as tradicionais escadarias.

Visando estimular as pessoas a utilizarem a escada tradicional, mas principalmente fazer uma intervenção bem humorada no cotidiano de quem por ali passa, a iniciativa instalou aparelhos que emitem os sons das teclas de um piano ao receber os passos nos degraus.

O resultado, como pode ser observado no vídeo, foi um aumento (pelo menos enquanto aquilo era novidade) de pessoas a utilizar a escada tradicional, movimentando-se, tornando seus cotidianos um pouco mais saudável e leve.



Mas o que isso tem a ver com Educação, ou Geografia, visto que está postado no blog do PIBID Geografia? Pensemos na maneira como a iniciativa mexeu com as pessoas e atingiu seus objetivos.

É o que muitas vezes tentamos (ou deveríamos tentar) fazer para tornar algo não muito atraente na visão dos alunos, tradicionalmente tido como chato, em algo atraente e com as consequências que desejamos.
Embora transformar uma escadaria em um grande teclado não seja simples, no fazer pedagógico podemos usar de diversas ferramentas para tornar determinado conteúdo, seja de qual for a área do conhecimento, em algo prazeroso dos alunos estudarem, em que se sintam estimulados a pesquisar e compreender melhor o que construímos em sala de aula.

Que esse vídeo sirva de inspiração e motivação para que tornemos o processo de ensino-aprendizagem mais lúdico, atraente, eficaz e prazeroso de se trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário