terça-feira, 30 de abril de 2013

Lançamento do 2º Livro de Práticas Pedagógicas do PIBID

Lançamos no nosso VII Seminário Institucional, em 26 de Abril de 2013 no auditório do Direito da UFRGS, a segunda publicação do PIBID Geografia: o caderno pedagógico intitulado Ensinar Geografia e aprender com o ensino: inquietudes. Como o primeiro que lançamos, este será distribuído aos professores do estado. 

O livro traz 8 oficinas pedagógicas aplicadas nas escolas em que atuamos ao longo de 2012. Abordam os temas Rural x Urbano, Cultura Afro-brasileira, Origem e Formação da Terra, Globalização, Paisagem, Lugar, Território, Cidade, Terrorismo e muito mais. Todas desenvolvidas pelos bolsistas do programa, orientados pelo Profº Dr. Antonio Carlos Castrogiovanni, coordenador do projeto e organizador do livro.

Contamos ainda com a contribuição da Profª Drª Roselane Zordan Costella, com uma aula aberta intitulada Escola: lugar e momento para desenvolver competências nas diversas áreas do conhecimento, transcrita para o livro após ser ministrada no dia 15/09/12 no auditório da Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, em um momento promovido pelo PIBID Geografia UFRGS aberto à toda "comunidade geográfica".



Em 2012 lançamos o primeiro livro, intitulado Iniciação à Docência em Ciências Sociais, Geografia e História: (Re)inventando saberes e fazeres , o qual pode ser baixado aqui.

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Nova equipe de bolsistas do PIBID Geografia UFRGS!

Nosso PIBID segue renovando o quadro de futuros professores! 
Com graduandos do terceiro semestre até alguns em final de curso, diferentes gerações que trocam experiências docentes, aprendem uns com os outros e trabalham em grupo sob orientação do Coordenador do projeto, Profº Dr. Castrogiovanni.

Hoje nossa equipe conta com os bolsistas: Artur C. Klassmann, Cássio S. Fantinel, Cláudia Escouto, Fábio C. Rodrigues, Gabriel Toja, Larissa P. Soares, Matheus Flores, Karoline Bauermann, Pablo Prandini, Vinícius Rodrigues. Alguns destes na foto abaixo, em um trabalho de campo que fizemos a fim de elaborar uma atividade no Parque Zoológico do Rio Grande do Sul.

7 dos 10 bolsistas no Parque Zoológico do RS
O PIBID Geografia UFRGS segue atuando na Escola de Ensino Fundamental Padre Balduíno Rambo, com oficinas quinzenais, e Escola Técnica Estadual Irmão Pedro, com inserções em sala de aula. Em ambas, realizando observações de aula e organizando trabalhos de campo para enriquecer o que é trabalhado em aula com os professores supervisores nas escolas.