terça-feira, 24 de abril de 2012

Atividade "Mas por que Estados Unidos e Canadá?!"

"Mas por que Estados Unidos e Canadá?!" - Pergunta feita por um aluno, quando um colega lhe disse quais países formavam a América Anglo-saxônica. A resposta foi: "Porque a América Latina é do México para baixo!" . Este rico diálogo que presenciamos em uma observação de aula nos motivou a elaborar uma atividade que trabalhasse a regionalização da América em América Latina e América Anglo-saxônica. Não queríamos que decorassem os países que formam estas regiões, e sim que compreendessem o que levou a esta regionalização.

Para sua elaboração, nos baseamos no texto O Caminho da Regionalização - O espaço com novos (re)encantos (CASTROGIOVANNI A.C.; Ensino de Geografia: Caminhos e Encantos, 2007), com adaptações ao conteúdo trabalhado e a realidade das turmas de 7ª e 8ª séries da Escola Padre Balduíno Rambo. Elaboramos, ainda, um segundo momento à dinâmica, em que os alunos representam países da América. Alunos-países com suas características, seu tamanho, sua cultura, sua economia e seus interesses, colocados em subespaços; as regiões.

Valorizamos as opiniões e conhecimentos prévios dos alunos acerca do conceito de regionalização. Estimulamos a participação e autoria de tudo o que foi produzido ao longo da atividade. Houve um momento em que fomos surpreendidos com a intencionalidade de uma aluna, algo presente em todo o processo de regionalização. Destacamos o problema da homogeneização no processo.

Reconstruímos a colonização que os países do continente sofreram e como isto se expressa em alguns dados sócio-econômicos atuais que disponibilizamos. Assim construímos a regionalização da América, em Anglo-saxônica e Latina. 

Para ler a descrição completa da atividade, clique aqui.

Um comentário:

  1. Parabéns! Estimular a autonomia do sujeito aluno é estimular sua existência e respeitar sua racionalidade. Excelente trabalho!

    ResponderExcluir