terça-feira, 27 de setembro de 2011

Livro do PIBID


Notícia veiculada no site da UFRGS em 27/09/11

Coletânea documenta as experiências do PIBID     (27/09/2011)

Em pé: Profº Castrogiovanni - Coordenador do PIBID Geografia
Na tarde desta terça-feira, dia 27, ocorreu o lançamento da coletânea de livros sobre a experiência da UFRGS com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. São quatro volumes das áreas de Ciências Sociais, Geografia e História; Matemática; Letras; e Artes Visuais. Os livros originaram-se do trabalho desenvolvido pela turma do primeiro edital do programa, concluído em março deste ano, e contêm relatos das diferentes experiências vivenciadas pelos estagiários nas escolas, além de artigos que pensam essas questões. 

O material, que é financiado pela CAPES, será distribuído gratuitamente para escolas participantes, bibliotecas públicas e pessoas interessadas pelo tema. Presente ao evento, o reitor Carlos Alexandre Netto lembrou os primórdios do programa, que surgiu para incentivar a permanência dos alunos nos cursos de licenciatura. Alexandre avaliou a que o PIBID aproxima a Universidade da Educação Básica. “A ligação que a Universidade reafirma com as escolas, por meio desse programa, constrói um ambiente em que podemos enxergar a Educação por inteiro”, disse. A coordenadora institucional do PIBID na UFRGS, professora Flávia Maria Teixeira dos Santos, destacou que o material lançado hoje é uma resposta à sociedade do trabalho desenvolvido nas escolas e que servirá para consulta das pessoas que trabalham com Educação Básica, especialmente os futuros estagiários do programa. Atualmente, a UFRGS conta com 153 bolsistas PIBID, que atuam em oito escolas estaduais localizadas em Porto Alegre.

Fonte:  http://www6.ufrgs.br/portaldenoticias/noticias.php# 
Mais fotos em: http://www6.ufrgs.br/galeriadeimagens/fotos.php?id=1011




segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Tornando algo mais atraente!

O vídeo abaixo apresenta uma experiência organizada pela Agência de Publicidade DDB e pela empresa alemã Volkswagen em Estocolmo, Suécia. Como em qualquer outra cidade do mundo que tenha escadas rolantes, neste metrô sueco as pessoas utilizam MUITO mais estas mais modernas do que as tradicionais escadarias.

Visando estimular as pessoas a utilizarem a escada tradicional, mas principalmente fazer uma intervenção bem humorada no cotidiano de quem por ali passa, a iniciativa instalou aparelhos que emitem os sons das teclas de um piano ao receber os passos nos degraus.

O resultado, como pode ser observado no vídeo, foi um aumento (pelo menos enquanto aquilo era novidade) de pessoas a utilizar a escada tradicional, movimentando-se, tornando seus cotidianos um pouco mais saudável e leve.



Mas o que isso tem a ver com Educação, ou Geografia, visto que está postado no blog do PIBID Geografia? Pensemos na maneira como a iniciativa mexeu com as pessoas e atingiu seus objetivos.

É o que muitas vezes tentamos (ou deveríamos tentar) fazer para tornar algo não muito atraente na visão dos alunos, tradicionalmente tido como chato, em algo atraente e com as consequências que desejamos.
Embora transformar uma escadaria em um grande teclado não seja simples, no fazer pedagógico podemos usar de diversas ferramentas para tornar determinado conteúdo, seja de qual for a área do conhecimento, em algo prazeroso dos alunos estudarem, em que se sintam estimulados a pesquisar e compreender melhor o que construímos em sala de aula.

Que esse vídeo sirva de inspiração e motivação para que tornemos o processo de ensino-aprendizagem mais lúdico, atraente, eficaz e prazeroso de se trabalhar.