quarta-feira, 27 de julho de 2011

Transformando lixo em brinquedos educativos

Uma das nossas preocupações na docência é como tornar o ensino atraente para nossos educandos. A construção de novas metodologias, novas linguagens no ensino de todas as áreas do conhecimento, desperta nossa capacidade de criação; capacidade essa, que procuramos desenvolver e potencializar nos alunos, sabendo que as crianças costumam ser mais criativas que os adultos.

O indiano Arvind Gupta aborda tudo isso no vídeo abaixo e ainda nos mostra como transformar materiais descartados, aparentemente sem utilidade, em brinquedos que podem servir como ferramentas de ensino para professores de quaisquer áreas.

Quão mais rica, divertida, atraente, eficiente, etc, se torna uma aula em que os alunos constroem os materiais utilizados na sua aprendizagem? Quantos valores esquecidos nos dias de hoje poderíamos trabalhar em sala de aula, utilizando LIXO como material pedagógico?

Fica o vídeo para os professores, ou colegas futuros docentes, que queiram se inspirar e ter ideias para aulas e atividades que obtenham melhores resultados na formação dos nossos educandos.
Para assistir ao vídeo, clique na imagem abaixo. O vídeo está no site www.ted.com

Arvind Gupta: Transformando lixo em brinquedos educativos.