quinta-feira, 31 de março de 2011

Divulgando o PIBID

Em parceria com o Diretório Acadêmico da Geografia  e com os professores do Departamento de Geografia, os bolsistas do PIBID Geografia UFRGS, falaram sobre o trabalho que realizam pelo programa em iniciativa intitulada 'Recepção aos Bixos'.

O evento ocorreu na Quarta-feira, 30 de Março, quando os novos estudantes do curso ouviram em um primeiro momento os professores do departamento falarem sobre os projetos de pesquisa em que atuam e o papel dos bolsistas que trabalham sob suas orientações. Valorizaram o trabalho dos alunos, alertando sobre a importância de se trabalhar paralelamente à graduação na área em que possam vir a seguir carreira.

Após as falas dos professores, os PIBIDianos representaram a parte da Educação em Geografia. Licenciandos e bacharelandos não só tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho realizado pelos bolsistas em escolas através do que foi dito, com relação aos objetivos, resultados alcançados e de exposição de trabalhos, mas também foram estimulados a seguir carreira docente.
A turma que entrou neste semestre, com quase 30 alunos, contém 7 licenciandos, apenas.

Embora não tenham os pré-requisitos necessários para trablhar no PIBID desde já, no primeiro semestre, se interaram sobre o funcionamento do processo seletivo que ocorre periodicamente para a entrada de novos bolsistas.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Pôster exposto no II Encontro Insterinstitucional do PIBID

Resumo do Trabalho apresentado no Encontro do PIBID - Mar/2011

No PIBID/UFRGS a Geografia está incluída na área das Ciências Sócio-geo-históricas, sendo os três cursos (Ciências Sociais, História e Geografia) responsáveis por planejarem, além de atividades individuais, as interdisciplinares nas escolas em que atuam. Para a iniciação docente esta foi uma rica experiência, visto a formação compartimentada própria do ambiente acadêmico em que nos relacionamos com a ciência de estudo.

Como futuros professores, nós procuramos no planejamento das atividades partir do pressuposto que o ensino de Geografia deveria priorizar a compreensão do cotidiano em que estamos inseridos. Assim, com auxilio de pesquisa, planejamos atividades como maquetes, mapas mentais do caminho casa-escola e episódios como a Série Cidade dos Homens, visando uma maior percepção do local vivido. Também, a procura pelo trabalho interdisciplinar com outras áreas dentro do programa trouxe a visão mais abrangente do planejamento pedagógico.

Experiências como estas preparam o futuro docente para os desafios que serão encontrados no seu ambiente de trabalho, o que fortalece a necessidade da reflexão para a elaboração de alternativas diante das dificuldades encontradas no cotidiano do fazer pedagógico.

Assim, são fundamentais nas experiências iniciais como professor de Geografia oportunidades que extrapolem o estágio obrigatório para que haja melhor preparação para a prática profissional. O Programa Institucional Bolsa de Iniciação à Docência tem esse como um dos seus objetivos e na Geografia acrescenta à formação docente outro olhar geográfico uma vez que incita os futuros professores a planejarem uma interação com o aluno, como considerar formas de (re) construir seu conhecimento prévio.
 Artur C. Klassmann
Débora S. Ferreira
Larissa P. Soares
Prof. Dr. Antonio C. Castrogiovanni

quinta-feira, 10 de março de 2011

II Encontro Interinstitucional do PIBID

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, orientados pelo professor doutor Antônio Carlos Castrogiovanni, participaram no começo do mês, dias 1 e 2 de Março, do II Encontro Interinstitucional do PIBID concomitantemente ao III Encontro Institucional do PIBID UFRGS.


O encontro ocorreu na Faculdade de Educação - FACED da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, e contou com a participação de aproximadamente 500 Pibidianos, sendo a maioria estudantes da própria universidade.

Objetivou-se a socialização das experiências dos programas das instituições de ensino superior (IES) gaúchas. Foram discutidas questões relacionadas ao programa e à formação de professores por meio das seguintes temáticas: elaboração de material didático; relatos de experiências em oficinas e salas de aula; estudos curriculares e discussões sobre conteúdos básicos; políticas e vivências do espaço escolar; relações interpessoais, profissão e preparação para o trabalho; e ações com a comunidade, por meio de apresentação de trabalhos, mesas redondas, salas de debate, rodas de conversa, mostras e atividades culturais.

Palestra no Auditório do Direito e Exposição de Pôster na FACED